Quando falamos em
sapatos femininos retrô, podem vir à mente os calçados típicos de diversas décadas, mas nesse conteúdo, iremos abordar os famosos modelos
Mary Jane, que inicialmente eram parte integrante de uniformes escolares, mas na década de 1920 tornou-se o “sapato oficial” das melindrosas que tinham um comportamento vanguardista e extremamente ousado para a época. Os também conhecidos como “
sapatos de boneca”, ficam bem presos aos pés, o que foi bem útil nos looks das flapper girls que dançavam Charleston à noite, com passos que incluíam movimentos que se não fosse a tira no peito do pé, o calçado sairia facilmente. Também daremos sugestões de composição de looks com mocassins e
oxfords!
Fivelas, tiras no peito do pé, salto quadrado, recortes vazados e recortes coloridos em cartelas de cores terrosas ou com tonalidades mais frias e acinzentadas são algumas das principais características dos modelos de sapatos femininos retrô encontrados no buscador do Paraíso Feminino.
Como usar sapatos femininos retrô
Há 100 anos, as melindrosas usavam os sapatos femininos retrô com vestidos curtos de contas e com um tom bem provocante em diversos sentidos. A composição como um todo externava ideais de liberdade e emancipação feminina. Hoje em dia, podemos inserir os calçados nos looks de diversas formas, inclusive, usufruindo da liberdade que passou a ser questionada naquela época. Saber a história do que gostamos e usamos no mundo da moda é muito mais do que uma ferramenta de estilo, tem a ver com nosso empoderamento pessoal e reflete diretamente na autenticidade que deixamos no mundo.
Quem nos acompanha sabe que versatilidade é palavra de ordem aqui no Paraíso Feminino, portanto, vem ver como inserir os sapatos femininos retrô em looks de cinco estilos diferentes de uma maneira original e que te represente da melhor forma possível:
Vamos combinar que para uma amante do estilo básico procurar por modelos de sapatos femininos retrô para inserir nos looks do dia a dia, é porque ela tem uma boa noção do que é acrescentar informação de moda aos visuais, já que o item é nada óbvio e esbanja personalidade.
Quer uma sugestão? Não saia da sua zona de conforto, apenas foque em expandi-la: use sua calça jeans preferida, na modelagem e lavagem que mais te deixa confortável, e combine-a com uma camiseta branca e jogue um blazer alongado com aspecto retrô como terceira peça. Use uma bolsa média de couro em tonalidade neutra, e dê o grande toque de cor e impacto na hora de finalizar o look escolhendo o
sapato feminino retrô boneca, tipo um scarpin com salto e
bico quadrado, com três tiras no peito do pé. Opte pelo calçado em materiais como o vinil ou o plástico em cores vibrantes, tornando-se o ponto focal da produção.
- Ao melhor estilo romântico
Além da delicadeza e da exaltação da feminilidade, o estilo romântico também tem entre suas principais características o apego à boas lembranças, a nostalgia de relembrar épocas distantes. Sendo assim, tanto as peças vintage de brechó quanto os itens retrô são elementos importantes na construção do estilo. É bastante comum encontrar românticas com looks que incluem os sapatos femininos retrô de maneira extremamente harmônica e autêntica.
Para montar um look cheio de estilo, e de maneira que sua essência romântica seja vista com clareza, siga nossa sugestão - e adapte da forma que achar melhor: resgate a vibe dos anos 1960 com uma salopete de minissaia em tons terrosos (de sua preferência) e use uma camisa branca de mangas bufantes e de tecido mais rígido por baixo - a peça pode (ou deve?) conter babados na gola ou tipo jabot, entre seus recortes. Finalize o look com uma meia calça preta ou colorida e calce o
sapato feminino retrô tipo scarpin com salto quadrado e uma única tira no peito do pé. Opte pelo calçado também em tons terrosos.
Para deixar o look ainda mais charmoso, lance mão de uma bolsa carteiro, uma boina e um óculos de grau ou de sol com armação arredondada ou gatinho. O resultado é uma produção com carinha de outono, mas caso queira adaptar a ideia para dias mais quentes, substitua manga longa por manga curta, e tire a boina e a meia calça.
Clássicas também podem apostar nos sapatos femininos retrô
Proposta clássica com um toque leve e romântico? Temos também! Inclusive, inserir os modelos dos sapatos femininos retrô aos visuais mais tradicionais pode trazer um respiro de leveza à austeridade do estilo sofisticado. Use sua calça de alfaiataria com modelagem mais ampla combinada com uma camisa branca em tecido elegante, mas um pouco mais maleável do que os modelos tradicionais para já ir mesclando os dois moods.
Um cinto de couro marrom ajuda a deixar o visual já com indícios de que o mood é uma proposta sutilmente diferente e um pouco mais divertida que o comum. Finalize o look com um
sapato feminino retrô boneca de salto quadrado, ou dê um toque tomboy com um mocassim robusto de bico e salto quadrado, ambos bem angulosos e imponentes, deixando claro que é um item pertencente ao vestuário masculino e que trará certa provocação ao visual. Potencialize a imagem tornando o
calçado o ponto focal do visual, optando por um material lustroso.
Um calçado pode mudar tudo. Você fica com a proposta mais feminina e delicada do salto alto, ou com a provocação subliminar do mocassim?
Mix de retrô e modernidade
Os sapatos femininos retrô são um prato cheio para as modernas, que apreciam produzir looks disruptivos cheios de conceito e história. Existem diversas possibilidades de inserir o calçado aos looks no mood mais dramático, se quiser sugestões, confira nossas ideias:
Produza um look moderno para o dia a dia investindo em conforto e autenticidade, e se tratando do estilo, com silhuetas não muito comuns. Aposte em uma confortável calça tipo pijama com comprimento cropped com estampa xadrez ou lisa e combine-a com uma camisa oversized alongada. Caso a temperatura esteja baixa, jogue um sobretudo não acinturado por cima. A silhueta desconstruída e retangular pode ser finalizada por uma meia preta soquete fina com um mocassim de bico e salto quadrado, ou este pode dar a vez a um
sapato feminino retrô boneca com tiras no peito do pé e recortes que combinem tons terrosos na cartela de cores do calçado.
Perceba que mais uma vez o calçado foi elemento chave para definir o mood do look!
- Criatividade a flor da pele
As criativas adoram peças, acessórios e calçados que carreguem história, sendo assim, os sapatos femininos retrô são super bem vindos aos seus looks mega expressivos, coloridos e vivos.
Para a proposta criativa, comece pensando na paleta do visual: quais são os tons e cores que te fazem sentir bem, sentir viva e confortável dentro da pele que habita? Suponhamos que seja azul e vermelho: celebre as cores com tonalidades vibrantes. Opte por um vestido vermelho na modelagem de sua preferência, mais largo e amplo ou mais ajustado e acinturado, e combine-o com uma meia calça azul. Nos pés, o sapato feminino retrô em seu modelo mais clássico, apenas com a tira presa no tornozelo, na mesma tonalidade do vestido torna o look um tanto quanto excêntrico e mega interessante.
A monotonia pode aparecer até mesmo nas produções mais criativas, portanto, invista em peças com texturas diferentes para um mix n’ match poderoso, além de lançar mão - sem medo - de acessórios dentro da cartela de cores escolhida, como tiaras, óculos de sol em formas arrojadas e divertidas e bolsas bem estruturadas em materiais nada básicos como vinil ou plástico.
Sapatos femininos retrô onde comprar
Se você é do time que ama itens com perfume retrô, com certeza se identificou com alguma das sugestões que propomos! Use sua consciência de consumo e reflita se algum dos modelos dos sapatos femininos retrô combina com seu estilo, personalidade, dia a dia ou com o que já tem no closet. Faça compras inteligentes e conte com nosso buscador para comparar modelos, valores, marcas e lojas a poucos cliques de facilidade. Confira!