O pó facial é um velho aliado das mulheres, sem dúvida é um item que não pode ficar sequer fora da nécessaire. Desenvolvido no tamanho ideal para ser levado dentro da bolsa a qualquer lugar é um produto perfeito para retocar a maquiagem. Isto porque ele garante a fixação do make e ajuda no controle da oleosidade, evitando aquele brilho na pele que incomoda algumas mulheres.
A principal função do pó facial é para preparação ou acabamento da maquiagem, ou seja, ele pode ser usado depois da
base líquida ou então para finalizar o make. Para aplicá-lo é usado um
pincel de maquiagem ou esponja, a maioria das mulheres preferem a esponja, pois traz mais cobertura ao rosto.
Entretanto, você deve estar se perguntando, mas qual a diferença do pó facial (aquele em pó bem fininho) e do
pó compacto (estilo prensado)? Bem, o pó facial ele dá mais naturalidade à pele, já o pó compacto ele é um pouco mais pesado, ou seja, cobre a pele de maneira mais densa. Em ambos os casos o principal cuidado é evitar deixar resíduos para que não deixe a maquiagem carregada e até disforme.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, com certeza surge a dúvida na hora de escolher a cor ideal para o tom de pele, mas essa questão é fácil de responder!
O tom certo é aquele que, quando aplicado, fica incorporado na pele do rosto, amenizando as pequenas imperfeições. Mas vale lembrar que durante o verão a pele costuma ficar mais bronzeada, já no inverno fica mais clara, ou seja, ter sempre dois tons é importante. E vai uma dica, na hora de escolher o produto teste um pouco na região da bochecha para saber se o tom é o mais adequado para você. Não teste no braço ou na mão, pois a cor da pele destas regiões é diferente da do rosto.
Um problema bem comum entre as mulheres é a pele oleosa, por isso na hora da maquiagem é preciso alguns cuidados especiais, mas nada que você não possa tirar de letra!
Atualmente, o mercado apresenta diversos produtos que ajudam no controle da oleosidade, se você sofre com este probleminha, uma boa opção é o produto com anti-shine (anti-brilho) e oil-free (sem óleo) que minimiza a produção natural do óleo da pele, responsável por obstruir os poros e aumentar o surgimento de cravos e espinhas.
Para a aplicação na pele oleosa é recomendado que seja sempre na zona T (testa, nariz e queixo), com movimentos do centro para as laterais. Mas se aquele oleozinho te incomoda, antes de aplicar o produto que tal passar um lencinho antioleosidade para secar a pele? Depois passe um algodão seco por todo o rosto, e aí é só aplicar o pó. Perfect!
Outra dica para as mulheres que sofrem com a oleosidade da pele é o Pó Mineral, que tem feito muito sucesso, já que é composto por produtos extraídos da terra e não contém óleos, talco, fragrância e conservantes. Ele é indicado para todos os tipos de pele, principalmente para as sensíveis ou finas, e ainda conta com uma vantagem, deixa um toque aveludado.
Quer saber um truquezinho para usar o pó mineral? Depois que o make estiver pronto, passe uma leve camada por cima, assim sua maquiagem dura por mais tempo. Gostou?
Já que falamos tanto de pele oleosa, vamos ressaltar algumas dicas para os outros tipos de pele:
- Pele seca e mista – o ideal é não sobrecarregar muito na aplicação, somente um pouquinho na Zona T. Uma dica é aplicar com o pincel, que não acumula muito o produto.
- Pele normal: pode ser usado em todo rosto.
E depois de sair toda arrumada e com um make maravilhoso, não se esqueça de usar um
demaquilante para remover toda a maquiagem antes de dormir. É muito importante a limpeza do rosto para que abram os poros e a pele possa respirar, além de evitar espinhas e cravos. Os demaquilantes são ótimos para a limpeza e depois uma lavagem do rosto com sabonete, de preferência com PH neutro ou para o seu tipo de pele, garante uma limpeza mais profunda. E Pronto! Pode dormir tranquila.