Para não errar, invista na de cor preta, que pode montar tanto outfits literais do estilo rocker - se combinada com jeans destroyed, camiseta de banda e bota coturno até quebrar a monotonia de composições casuais e esportivas, como camiseta branca, saia midi e tênis estampado. Substitua a camiseta por uma camisa social branca para ter um office outfit digno de uma mulher poderosa e audaciosa. Aproveite também para quebrar o romantismo de produções girlie, como por exemplo, colocando-a sobre vestidos femininos e floridos.
Modelos coloridos, como a azul podem suavizar looks all black, ou até mesmo turbinar o visual noturno, se for usada junto com o clássico vestido preto. Já os de tons terrosos, como as jaquetas bege e marrom, ajudam a criar um mood mais folk. Combine-as com peças denim, ciganinhas e ankle boots.
Origem da jaqueta de couro
Durante a Primeira Guerra Mundial tivemos a “primeira aparição” da jaqueta de couro, peça que era utilizada apenas por homens, como os soldados da Aviação Americana.
A peça caiu no gosto popular nos anos 50, com o sucesso dos filmes estrelados pelo ator Marlon Brando, e a partir dos anos 70 o item passou a compor também o visual dos punks. Já na década de 80, com ícones musicais como Joan Jett e Madonna, a leather jacket virou hit e passou a ser usada também pelas mulheres.
A partir de 1990, grandes labels voltaram seus olhares para a jaqueta e atribuíram a ele diversos modelos, cores e adornos, que o tornaram ainda mais irresistíveis ao closet das mulheres.
Os modelos e cores sempre evoluem, afinal, assim é o mundo fashion, sempre em constante mudança, mas não tem como negar que a jaqueta marrom e a preta são verdadeiros must have e ótimas opções para quem quer um visual rápido e sem correr o risco de errar na combinação.
Quais tipos de couro eu posso escolher?
O casaco de couro legítimo, é confeccionado com 100% da pele de animais, entre as opções o couro de boi, javali, avestruz, cobra, carneiro e bezerro. Esta opção garante alta qualidade e que a vida útil da peça seja por muitos anos. Para quem é ‘Animal Friendly’ existem as jaquetas confeccionadas em couro sintético e couro ecológico. O processo de fabricação de ambos é bem semelhante, porém a diferença está na matéria prima: enquanto o tecido sintético é feito por compostos químicos, o ecológico conta com uma matéria extraída da seringueira, o que o torna a opção mais sustentável.
Quais modelos mais desejados de jaqueta de couro?
A jaqueta de couro alcança status de peça-chave para um look cheio de atitude e estilo. Os modelos são variados, e trouxemos os favoritos das aficionadas por moda, para que você invista e arrase nesta estação.
A jaqueta desse estilo apresenta um fecho-éclair na lateral e surgiu logo após a Primeira Guerra Mundial. Descolada e cheia de atitude, a jaqueta que remete ao modelo usado pelos motociclistas (“biker” em inglês). Pode ser encontrada em diferentes tonalidades como marsalla, caramelo, branca e até rosa.
Para Esquentar! Com elástico nas barras e nos punhos, a jaqueta é uma ótima opção para os dias mais frios. Juntamente com a calça jeans, compõem a dupla dinâmica e elaboram o composê casual para o dia a dia. Um tênis vans de cor preta e uma camiseta branca completam o look.
Com adornos
Detalhes poderosos como ilhós, amarrações, rendas, efeitos metalizados, aplicações de spikes e bordados atualizam a jaqueta de couro e impõe ainda mais atitude em quem a veste. São ideais para as mulheres de estilo mais criativo e que não tem medo de arriscar ao elaborar as produções.
Como usar a jaqueta de couro?
A jaqueta de couro, mais do que nunca, é eleita peça incontestável quando o assunto é inverno. Além disso, compõe looks que vão do elegante ao street style e ainda assumem posto de coringa ao agregar estilo e atitude às produções.
Durante o dia
Aposte na peça em modelo bomber de tom vermelho como uma peça statement para abrilhantar suas produções rotineiras. A cor vibrante confere bossa à peça, que em conjunto com uma calça jeans preta destroyed, um all star branco de cano médio, e uma camiseta de banda elevam o ar rocker.
Passeios casuais
Para os compromissos informais, a jaqueta de couro é a sua melhor aliada. Equilibre o peso do modelo biker, de cor preta, com a leveza de uma saia midi plissada prata e conquiste um visual com assinatura única! Finalize com uma camiseta preta e nos pés a pedida fica pelo oxford nude no tom da sua pele, pois ele ajudará a amenizar o corte de silhueta feito pela saia.
Trabalho
Equilíbrio e harmonia são as dicas para o sucesso. Algumas mulheres possuem receio em investir nas jackets ao elaborar o office look, devido ao material pesado que ela possui. Aposte nos tons terrosos! O must have de cor marrom, em conjunto com uma calça pantalona de tonalidade salmão e uma camisa branca é a composição sem erros. Finalize com um scarpin rosê e acessórios discretos.
Balada
O item-desejo de couro, prata e com efeito metalizado é o ideal para que você se jogue na pista sem perder o brilho e o estilo. Para levar a vibe glam a outro patamar, vale uma saia vinil preta e uma blusa oversized de tule da mesma cor. O sapato fica a sua escolha! Se desejar o saltão, a dica fica para as sandálias que possuem meia pata e salto grosso, o que garante maior conforto e estabilidade. Caso prefira manter os pés no chão, nossa sugestão vai para os calçados flatform.
Outras opções da jaqueta de couro
Há uma variedade infinita de couro, as mais brilhosas, em camurça, bem opacas, o que vale mesmo é escolher a que mais combina com seu estilo. Para as rockers ou punks e que não abrem mão de um visual mais moderno e rebelde, as jaquetas com spikes são verdadeiras tentações, ficam perfeitas com uma calça jeans e um coturno. As cowgirls se apaixonam por todos os modelos, afinal este tecido faz parte deste look, não é mesmo?
Mas elas não se restringem somente a este público, muito pelo contrário, trazem sofisticação e podem ser usadas inclusive no ambiente de trabalho, os casacos ¾ bem cortados são chiquérrimos, mas os mais curtinhos em cores vivas, como verde, vermelho, amarelo e azul também estão com tudo.
Longas, curtas, retas, acinturadas, sem nada ou cheias de detalhes, são apenas alguns exemplos do que encontramos no mercado. As de couro natural são mais caras, porém o preço vale a qualidade, as sintéticas não tem uma durabilidade tão grande, mas são opções mais econômicas.
COURO E SEUS SIMILARES
O couro animal apareceu como pioneiro para as produções das jackets. Pode ser retirado de animais como boi, porco, jacaré, cobra e vários outros. De uns anos pra cá, com a tecnologia disponível e a partir do grande crescimento de órgãos eco-friendly e animal-friendly, surgiram opções de tecidos similares ao couro animal e que são mais acessíveis também.
Por possuírem aparência aproximada ao legítimo, são comumente chamados “couro sintético” e/ou “couro ecológico”, porém, de acordo com a CICB, em 2014 foi aprovada a Lei do Couro, que diz que apenas produtos oriundos da pele animal podem se referir ao couro, ou seja, chamar os tecidos citados de couro é errado e, além disso, é considerado crime.
O tecido sintético pode ser fabricado de diversas maneiras:
- Polipropileno: Essa opção tem como principal característica a resistência e, por isso, é normalmente usado em acessórios.
- Poliuretano: É a opção mais barata e aparece na maioria das vezes em peças de roupa e é também conhecido como “PU”.
- Polivinílico: Como remete o próprio nome, este lembra o vinil pelo aspecto brilhoso. Apesar de se assemelhar a um tecido tão popular atualmente, é o menos popular entre os que podem “substituir” o couro legítimo.
COMO CUIDAR JAQUETA DE COURO
Como qualquer pele, o couro também apresenta sinais de desgaste e ressecamento. Por isso, nossa equipe do Paraíso feminino separou dicas infalíveis para que você cuide, conserve e mantenha sua peça sempre nova e perfeita para contemplar suas composições.
Como guardar? O ideal é sempre deixá-la bem esticada em um cabide e ao arrumá-la no seu closet, certificar de que não há nenhum vinco na peça, pois isso também pode danificá-la.
Como lavar? Primeiro, você deve verificar se sua jaqueta de couro pode ser lavada: deposite algumas gotas de água sobre a superfície da peça e aguarde. Se a água for absorvida, significa que você não pode lavar a sua jaqueta, então o recomendado é que passe apenas um pano úmido, ou então, se preferir, leve à alguma lavanderia. Se a água não for absorvida pela jaqueta, significa que você pode lavá-la normalmente.
Como hidratar? Com o tempo, sua jaqueta pode apresentar leves rachaduras, como por exemplo quando nossa própria pele apresenta sinais de ressecamento. Para solucionar esse problema, a dica mais acessível é aplicar, com o auxílio de um pano, hidratantes (podem ser os corporais) sem cheiro no item. Existem ainda os produtos próprios realizar a hidratação do couro: eles são um pouquinho mais caros, mas o processo é o mesmo.
Minha jaqueta de couro descascou. E agora?
Retomando o assunto sobre couro legítimo e couro fake: as peças confeccionadas por tecidos similares ao couro legítimo são produzidas a partir de derivados do petróleo, ou seja, com o decorrer do tempo, desgaste e uso, o item acaba descascando. Mas você pode prolongar a vida útil da sua jaqueta utilizando os cuidados que explicamos acima.
É muito importante lembrar que roupas e acessórios de couro legítimo não descascam! E é exatamente por isso que o seu valor é elevado em comparação à uma peça confeccionada de tecidos similares. Então fique ligada: jaquetas de couro natural jamais descascam!
Onde comprar?
Agora que você já sabe que o item-desejo elabora visuais incríveis, que fogem do óbvio e exalam atitude, chegou a hora de garantir o seu. Quer saber onde? É só colar na gente! Aqui no Paraíso Feminino você encontra lojas como Dafiti, Amaro, Farfetch, Aquamar e The Closet que disponibilizam os modelos mais fabulosos da jaqueta de couro para que você desfile com poder por onde quer que vá.