Encontre blusa ciganinha de diversos modelos
Bolsa vermelha
Bolsa de couro
Bolsa tote bag
Bolsa de veludo
Bolsa de veludo
Bolsa de veludo

blusa ciganinha

Blusa Ciganinha

Inspirada na cultura cigana, que é de onde vem a inspiração para o nome, a blusa ciganinha apresenta uma modelagem com decote ombro a ombro, deixando a parte da clavícula (ou saboneteira) à mostra, ora de maneira mais sensual, ora mais romântica. Existem versões mais volumosas com babados, perfeitas para looks mais arrumadinhos e elaborados, e outras casuais, justinhas e adequadas para visuais casuais do dia a dia.

O que é blusa ciganinha?

A blusa ciganinha tem como principal característica o decote reto, que deixa a parte do colo e dos ombros à mostra. Pode ser ajustada ao corpo por elástico, botões, zíperes ou amarrações. Existem modelos de manga longa, cropped, com alças, em tecido plano, malharia, lisos ou estampados.

Qual sutiã usar com blusa ciganinha?

O charme da blusa ciganinha é deixar os ombros à mostra de maneira livre, portanto, a melhor opção de sutiã é o tomara-que-caia, sem alças. Deixe de lado as alças comuns, de renda ou de silicone e invista em uma lingerie que deixe os ombros livres, mantendo a essência da peça, ou use sem sutiã, caso se sinta à vontade para isso.

Qual colar usar com blusa ciganinha?

A blusa ciganinha oferece uma ótima oportunidade para o uso de colares, e a escolha do modelo adequado vai depender da modelagem da peça: indo pela lógica, se você optar por uma blusa volumosa, com babados, franzidos e mais informação na área do decote, prefira os colares mais curtos e delicados, apostando até mesmo nas gargantilhas, caso elas façam parte do seu estilo.

No caso das versões mais simples e ajustadas da blusa ciganinha, é interessante investir em colares maiores, coloridos e que sejam mais vistosos. Porém, se os acessórios chamativos não fazem parte do seu estilo, opte pelos mais delicados e crie um visual casual e com detalhes românticos ou clássicos.

Como usar blusa ciganinha

Versátil, a blusa ciganinha é uma peça fácil de ser combinada nos looks, principalmente nos do dia a dia, mas vamos deixar aqui algumas ideias para você inserir a sua em propostas diferentes das que já está acostumada. Inspire-se:

  • Calça e blusa ciganinha
No trabalho, você pode optar pela combinação de calça de alfaiataria, ou até mesmo jeans – dependendo do dress code – com a blusa ciganinha! Escolha a parte de cima em tecido plano (pois é mais elegante e adequado ao ambiente de trabalho), em uma modelagem que te deixe confortável ao executar suas funções. Coloque a peça por dentro da calça e invista em acessórios como um colar grande e colorido, brincos grandes e geométricos ou um conjunto de brinco + colar delicados e de nuance clássica.

  • Blusa ciganinha com saia
Caso a sua blusa ciganinha seja justa, você pode combinar com saias em modelagens mais amplas, como a midi evasê ou godê em tecidos fluidos. No caso de a peça ser mais ampla e esvoaçante, opte por uma saia no comprimento mini (tendência da temporada), em tecidos estruturados como o jeans, o brim ou a sarja, criando um equilíbrio na silhueta. Caso tenha um estilo mais despojado, moderno ou criativo, pode sim, combinar peças largas com outras do mesmo caimento, ou justas com justas.

  • Blusa ciganinha e saia longa
É preciso um pouco de cuidado ao combinar a blusa ciganinha com saia longa, pois a dupla pode ficar caricata demais e realmente remeter ao visual cigano ou com uma entonação um pouco mais conservadora e desatual. Caso esta não seja sua intenção, procure manter o equilíbrio já explicado no tópico acima, de mesclar modelagens ajustadas com outras mais amplas e vice-versa.

No caso de um look casual, prefira os modelos de viscose, tanto da saia quanto da ciganinha e opte por peças que marquem a cintura, seja a parte de cima ou o cós da parte de baixo, criando uma silhueta harmoniosa. Finalize o composé com rasteirinhas, exalando o clima fresco e leve do verão.

Modelos de blusa ciganinha

Com algumas ideias de como combinar blusa ciganinha, conheça algumas variações da peça para ficar por dentro dos detalhes e escolher de maneira certeira sua versão preferida:

Por deixar colo e ombros à mostra, a blusa ciganinha carrega uma mensagem sensual, que apesar de ser sutil, pode ser potencializada ou atenuada com cores, detalhes de modelagem, e claro, com as estampas. E falando nelas, o floral pode trazer um ar mais romântico à peça, principalmente quando a cartela de cores é composta por tonalidades claras e de baixo contraste. Combine com acessórios delicados de pérolas para manter o romantismo na produção, ou invista em itens geométricos, grandes, coloridos e contrastantes para tirar a obviedade do visual.

Enquanto o floral exala romantismo, a estampa listrada é clássica e perfeita para quem gosta de estampas discretas e tradicionais, principalmente quando tem riscos mais finos e em combinações de cores neutras. Mas o stripe também pode ser mais divertido e criativo quando apresenta padronagens mais grossas e coloridas. Aliás, a fusão de cores na estampa é hit no verão 2022!

Se as flores trazem romantismo à blusa ciganinha, o animal print exala poder, atitude e sensualidade. Os modelos justos de malha são mais casuais e pedem por composições que equilibrem o tom sexy do composé, enquanto as versões em tecidos fluidos, com babados e outros detalhes, podem ser inseridas em looks mais elegantes, que façam a fusão do sensual com o clássico de maneira estilosa e carregando muita personalidade.

Clássica e atemporal, existem diferentes variações da estampa de bolinhas, também conhecida como poá ou polka dots. No contexto da blusa ciganinha, ela pode trazer mais romantismo e um aroma retrô, principalmente quando tem padronagens pequenas e médias em cores claras e desenhos regulares, enquanto as bolinhas grandes ou irregulares e coloridas trazem um toque divertido e criativo ao composé, ainda mais quando combinada à modelagens amplas, fluidas e volumosas.

Blusa ciganinha de crochê
Na temporada atual, o crochê exala sofisticação, principalmente em peças lisas e em contextos que mesclam o moderno/urbano com nuances de uma estética mais natural, chic e confortável. A blusa ciganinha feita com a técnica artesanal pode ser a peça ideal para combinar com jeans na cidade, ou com a descontração do ambiente praiano.

Os babados na blusa ciganinha podem aparecer de diferentes maneiras: mais discretas e sutis, ou de forma criativa e exuberante. No primeiro caso, existem as versões com pequenos detalhes nas bordas do decote e do ombro da peça, no segundo, apresenta o detalhe saindo do decote em uma ou mais camadas de maneira fluida, ou ainda, dá as caras nas mangas ou no recorte dos ombros que alguns modelos apresentam.

Além da ciganinha com elástico, que prende a peça ao corpo por meio do aviamento, também existem os modelos em tecido plano que têm apenas amarrações ou botões para fechamento da roupa, e as versões com alça, que podem ser escolhidas por quem se sente mais confortável ao usar peças que são presas aos ombros. Geralmente os modelos apresentam alças finas e com reguladores para melhor se adaptar ao corpo.

Manga longa, curta, ¾, ajustada, ampla, com babados, reta… existe uma infinidade de modelos de mangas na blusa ciganinha, e o ideal é que você escolha a modelagem que mais te deixe confortável para executar as tarefas do dia a dia e que converse com seu estilo e com as roupas que já tem no guarda roupas. Nossa sugestão para atualizar o visual com a peça da vez, é apostar na blusa ciganinha com manga bufante e explorar sua versatilidade, seja no dia a dia, no trabalho ou em festas informais.

A amarração na blusa ciganinha pode vir na área do decote, para facilitar a vestibilidade ou somente para acrescentar um charme na peça; na barra das mangas, trazendo romantismo, ou na parte da cintura, para marcá-la e trazer uma diferenciação à roupa. Há também as amarrações nos modelos que têm alças, deixando a blusa ainda mais delicada e com um forte aroma romântico.

A laise é um tecido delicado, fresco e que exala a leveza do verão. Em cores claras ou escuras, a blusa ciganinha de laise pode ser usada tanto nos visuais casuais do dia a dia, quanto nos looks de trabalho e nas produções mais arrumadinhas para festas e eventos especiais, justamente por conta da delicadeza do tecido e dos seus detalhes vazados que trazem uma textura interessante e diferente a qualquer composição que estiver inserida.

Não é comum encontrar a blusa ciganinha toda confeccionada em renda, mas é possível achar modelos com recortes em renda nas mangas, no babado logo abaixo do decote, na barra da peça, seja da manga ou do corpo em si, trazendo delicadeza ou sensualidade e uma dose de diferenciação à peça.

Casuais e descontraídas, os modelos da blusa ciganinha de malha são confortáveis e perfeitas para looks descomplicados do dia a dia. Existem as versões mais larguinhas e as justas ao corpo, que pedem por uma sobreposição ou por partes de baixo amplas para proporcionar um visual mais equilibrado e harmonioso.

Mesmo as versões da blusa ciganinha de viscose com mangas longas são frescas e ideais para os dias mais quentes. O tecido pode oferecer modelos casuais e despojados, e quando confeccionado em viscoses mais grossas e texturizadas, com modelagens trabalhadas com babados e outros detalhes, se encaixa bem em looks mais arrumadinhos e com proposta chic.

Blusa ciganinha para gestante
Se você está procurando uma peça confortável para usar durante a gravidez, a blusa ciganinha de viscose ou de malha com modelagem ampla e sem elástico em algumas partes pode ser a opção perfeita, pois oferece conforto, estilo e ainda valoriza a barriguinha.

Onde encontrar blusa ciganinha

No buscador da Paraíso Feminino você encontra diferentes modelos da blusa ciganinha que se encaixam com seu estilo e com seu bolso. Confira as opções disponíveis e faça boas escolhas seguindo nossas dicas!
Busque também por: